Câncer de próstata: especialista fala sobre a doença ao portal Oncomédica

O portal Oncomédica conversou com o cirurgião oncológico e uro-oncologista de Fortaleza (CE), Dr. Vladmir Pinheiro.

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 05/09/2017

Tido como o segundo câncer mais comum em homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata ainda continua fazendo vítimas. Para falar sobre o assunto, o portal Oncomédica conversou com o cirurgião oncológico e uro-oncologista de Fortaleza (CE), Dr. Vladmir Pinheiro.

O especialista afirma que a estimativa é que até o final do ano cerca de 6.400 casos surjam no Piauí, principalmente em Teresina. “A maior causa desse tipo de câncer é o fator genético, em seguida, podemos elencar os fatores ambientais como o estilo de vida não saudável”, frisou.

Apesar do tabu ter diminuído no lares brasileiros com o acesso à informação e o apoio de propagandas educativas veículos nos meios de comunicação, o assunto e sua forma de detecção dessa doença silenciosa ainda é motivo de constrangimento entre os homens. Estudos revelam que esse tipo de câncer é facilmente detectado com os exames de toque e de sangue e quanto mais cedo a descoberta, maiores as chances de cura.

“É indicado para homens que não possuem histórico familiar realizar os exames a partir dos 50 anos de idade. Já quem possui casos na família o ideal é começar a ir ao urologista com 45 anos”, alertou o médico.

Para mais informações, não substitua a consulta com o seu médico.

Vladmir Pinheiro (CRM CE 6015) é Cirurgião Oncológico e Uro-Oncologista em Fortaleza (CE), Coordenador da divisão de Urologia Oncológica da Santa Casa de Fortaleza (CE), Coordenador de Cirurgia do Hospital São Camilo, em Fortaleza (CE).

 

A.R
Com informações do INCA

Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício. Acho medonho alguém viver sem paixões
- Graciliano Ramos
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122