Escola da vida: edição de maio falou sobre a relação entre paciente e cuidador

Você já parou para pensar como é a relação do paciente com o seu cuidador e vice-versa durante o tratamento oncológico?! Pois foi este o assunto que as psicólogas da Oncomédica e do Hospital Prontomed adulto abordaram com os pacientes e famílias.

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 22/05/2017

A emoção e a gratidão tomaram de conta da tarde desta sexta-feira (19), durante a Escola da Vida da Oncomédica, cujo tema foi especial: Ser cuidado e cuidando de alguém. Você já parou para pensar como é a relação do paciente com o seu cuidador e vice-versa durante o tratamento oncológico?! Pois foi este o assunto que as psicólogas da Oncomédica, Janua Alencar e Kyslley Urtiga e a psicóloga do Hospital Prontomed adulto, Suzane Leal abordaram com os pacientes e famílias.

Logo no início do evento, as psicólogas dividiram os convidados em dois grupos: o primeiro grupo, de pacientes, permaneceu no local onde a Escola da vida é realizada, na sala de quimioterapia, e o segundo grupo, constituído por familiares se deslocou para outra sala. Desta forma, foi possível descobrir a opinião de cada grupo sobre como seria o paciente ideal e como seria o cuidador ideal.

image

Para isso, as psicólogas montaram um quebra-cabeça em forma de um ser humano e os convidados deveriam montá-lo. Além disso, também foi dado para cada grupo as qualidades que o respectivo boneco deveria ter, como por exemplo, ser atencioso, paciente. Em seguida, os dois grupos se reuniram para analisar e debater sobre o que foi escolhido nos dois bonecos.

image

Ao final, a emoção e a gratidão tomaram de conta: cada dupla de cuidador e paciente receberam uma frase de agradecimento pelos cuidados, atenção e amor dado durante o tratamento oncológico e um deles foi escolhido para recitar o conteúdo. O objetivo, segundo as psicólogas, foi de mostrar para os convidados, cuidador e família, da importância de ter alguém do lado em momentos delicados e de agradecer pelos cuidados.

image

image

Para conferir mais fotos, acesse aqui

A.R

Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
Compreender é saber como seguir adiante.
- Ludwig Wittgenstein, filósofo.
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122