Especialidade: ortopedista da Med Imagem fala sobre oncologia ortopédica

Dr. Marcelo Barbosa Ribeiro (CRM - PI 3777 / SBOT 10336) fala sobre o assunto ao portal Oncomédica.

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 22/09/2017

Você já ouviu falar em oncologia ortopédica? Trata-se da área da medicina que cuida de pacientes oncológicos que apresentam tumores nas regiões ósseas, nos músculos, nervos e tendões. O ortopedista e traumatologista da Med Imagem, Dr. Marcelo Barbosa Ribeiro (CRM - PI 3777 / SBOT 10336) fala sobre o assunto ao portal Oncomédica.

O especialista aponta que esse tipo de tumor maligno pode ser classificado em tumores primários, representam apenas 1% dos casos e a maioria deles surgem em crianças. Os principais tumores são denominados de secundários.  

“Os casos mais comuns aparecem em adultos e são provenientes de outros tumores, ou seja, surgem em pacientes com câncer metastático (que se espalham pelo organismo), sendo mais comuns em pacientes com neoplasia nas mamas, pulmão, próstata e tireoide”, destaca o médico, que salienta a importância da visita ao ortopedista à pacientes que já possuem o diagnóstico do câncer de mama e de próstata, em decorrência do esqueleto ser a sede principal para a metástase desses tipos de neoplasias.

Diagnóstico

Dr. Marcelo Barbosa afirma que para um correto e preciso diagnóstico é imprescindível a avaliação de um especialista, e alerta aos pais que possuem filhos pequenos em casa. “Dores persistentes ao redor do joelho, febre e fraqueza podem indicar sarcomas, tumores malignos característicos de crianças”.


Tratamento

O tratamento é sempre analisado em conjunto pela equipe oncológica e pelo cirurgião oncológico. O médico explica que o tratamento recomendado para os pacientes são quimioterapia, radioterapia em alguns casos e cirurgia oncológica.

A.R 

Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
Aqueles que, na vida, transitam muito longe da mediana, correm um risco enorme de levar uma vida insana.
- Dantas, J.
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122