O que você come: Instituto do Câncer lança site sobre alimentação, nutrição e prevenção

Entre as práticas sugeridas para prevenção ao câncer estão o consumo de alimentos de origem vegetal, de preferência orgânicos; o cuidado no modo de preparo de carnes, que devem ser preferencialmente consumidas assadas, cozidas ou ensopadas.

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 18/08/2016

Você sabia que uma alimentação inadequada pode ser responsável por até 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento? Ela também contribui com aproximadamente 35% das mortes pela doença. Para alertar para esses números e informar a população sobre como se alimentar de maneira saudável para prevenir o câncer, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) lançou um site voltado para alimentação e nutrição.

“Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.”, informa a página. Outro dado apresentado é que cerca de um em cada três casos dos tipos e câncer mais comuns poderiam ser evitados se a população adotasse uma alimentação saudável aliada à prática regular de exercícios.

A plataforma foi desenvolvida pela Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer da instituição e traz informações de pesquisas sobre alimentos que podem causar câncer.

Entre os vilões apontados estão os adoçantes artificiais, como o aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica; alimentos com agrotóxicos; comidas e bebidas com alto teor calórico; consumo excessivo de carne vermelha; carnes processadas, como salsichas, linguiça, bacon e mortadela; excesso de sal e alimentos com conservantes; e uso de suplementos alimentares.

Entre as práticas sugeridas para prevenção ao câncer estão o consumo de alimentos de origem vegetal, de preferência orgânicos; a amamentação, que protege tanto a mãe quanto o bebê; e o cuidado no modo de preparo de carnes, que devem ser preferencialmente consumidas assadas, cozidas ou ensopadas.

Para saber mais, acesse o site e confira informações completas sobre a alimentação na prevenção ao câncer.

Fonte: Hypeness
Edição: F.C.

Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício. Acho medonho alguém viver sem paixões
- Graciliano Ramos
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122