Oncomédica oferece de forma gratuita “touca” que reduz queda de cabelo durante quimioterapia

A clínica é a única do Piauí que oferece o produto gratuitamente. O uso da “touca inglesa” está disponível para pacientes com câncer de mama.

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 22/05/2019

A touca reduz a queda de cabelo e proporciona conforto durante o seu uso.

Pensando na qualidade de vida de seus pacientes e na melhoria da autoestima, a Oncomédica passa a oferecer – de forma gratuita – um novo recurso que reduz a queda de cabelo durante o tratamento com a quimioterapia. A clínica é a única do Piauí que oferece o produto gratuitamente. O recurso está disponível para pacientes com câncer de mama.

Outro diferencial da touca é a tecnologia aplicada e a aprovação dos órgãos reguladores. A “Touca Inglesa”, cujo nome é devido à sua origem britânica, tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é a única, no Brasil, com certificação pela Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (FDA). “Além da gratuidade, estamos oferecendo o que há de melhor no mundo nessa área, disse a diretora da Oncomédica, dra. Nilshelena Bezerra.

image
Touca Inglesa protege as raízes dos cabelos da ação da quimioterapia.

A Touca Inglesa usa um moderno sistema de resfriamento do couro cabeludo capaz de proteger as raízes da absorção dos medicamentos, garantindo ainda conforto e segurança para os pacientes. A apresentação do novo equipamento foi feita durante a comemoração dos 14 anos da Oncomédica, quando a enfermeira Ana Carolina, uma das profissionais habilitadas no manuseio da touca, explicou seu funcionamento, aplicação e cuidados.

A profissional destacou as vantagens do recurso. “Antes da quimioterapia, nós colocamos a touca na paciente, então, conectamos a mesma ao equipamento que faz o resfriamento numa temperatura suportável para o couro cabeludo. Se for preciso ir ao banheiro ou se levantar, é só desconectar a touca do aparelho e depois voltar; isso não vai atrapalhar o efeito dela. A paciente tem total mobilidade, sendo possível ler um livro, movimentar o pescoço, enfim, seu ajustamento é muito bom”, esclareceu.

image
Equipamento é responsável por resfriamento do couro cabeludo.

Outro ponto que mereceu destaque é a expectativa em relação à queda do cabelo. “Uma coisa importante de se esclarecer é que a touca não vai acabar com a queda de cabelo. O que ela vai fazer é reduzir essa queda, fazendo com que ela não seja tão intensa. É preciso ter clareza sobre isso e ainda seguir as orientações sobre a sua utilização”, afirmou Ana Carolina.

Dentre as recomendações gerais, o compromisso da paciente com o tratamento é um fator fundamental para o seu êxito. “É preciso seguir todas orientações para que o uso da touca inglesa tenho o resultado desejado. Não adianta aderir ao tratamento sem segui-lo rigorosamente. Por isso mesmo, são feitos todos os esclarecimentos antes do uso do recurso. Também entregamos um manual com todos os detalhes para que a paciente se informe adequadamente”, reforçou a dra. Nilshelena Bezerra.

image
Paciente mantém a mobilidade durante o uso do equipamento. 

Entre as orientações, estão: evitar a luz solar direta no couro cabeludo;  não utilizar produtos químicos nos cabelos, como tinturas, permanentes, gel, spray e reparador de pontas; de preferência, durma com fronha e touca de seda ou cetim para evitar atrito e o emaranhamento dos fios de cabelo durante a noite e evite também secadores de cabelo com ar quente, pranchas ou aparelhos que submetam o cabelo/couro cabeludo ao calor excessivo. Esses e outros cuidados podem ser conferidos no manual completo que pode ser conferido aqui.  

Origem da tecnologia

A tecnologia de resfriamento do couro cabeludo vem sendo desenvolvida há mais de 20 anos. A taxa de sucesso depende do tipo de medicação administrada e da resposta da paciente ao tratamento. A terapia não é indicada para alguns tipos de câncer e para quem tenha alguma alergia ao frio. Mais de 100 mil pessoas em 64 países já utilizaram a Touca Inglesa desde que foi lançado no mercado em 1997.

Catarina Santiago

Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
Sentir é estar distraído.
- Fernando Pessoa, Poemas Completos de Alberto Caeiro
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122