Pausa&Arte leva música e descontração para pacientes da Oncomédica

Apaixonados pela música são voluntários no projeto e clientes abraçaram a iniciativa.

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 17/04/2019

Projeto é aprovado por pacientes, colaboradores e voluntários.

"Música faz bem para a alma e para o coração", foi assim que Zilma Maria, de 52 anos, paciente da Oncomédica, definiu o Pausa&Arte. O projeto é realizado pela clínica uma vez por mês e tem como objetivo levar música, descontração e leveza para os pacientes durante o tratamento de quimioterapia.

"O Pausa&Arte só veio a acrescentar a esse ambiente já harmônico. É uma sensação ímpar, eu diria que é uma sensação singular você fazer o tratamento enquanto ouve música. Você está ali, recebendo as gotinhas da cura e ouvindo um som feito por alguém que veio de forma voluntária, preocupado com o seu bem-estar", conta a paciente.

A coordenadora do projeto, a técnica em enfermagem da Oncomédica Angélica Barros afirma que muitos pacientes relatam a importância da iniciativa. "O projeto visa transformar o ambiente hospitalar em algo mais leve. Temos a preocupação de tornar o tratamento o mais suave possível e por isso a música. O resultado é que os pacientes já cobram da gente, eles querem saber que dia vai ter Pausa&Arte, é um momento esperado, afirma.

Denise Aquino, de 20 anos, é estudante de direito e se voluntariou para cantar na edição de abril. "Quando eu descobri o projeto eu achei incrível porque é exatamente o que eu sempre quis fazer. Porque é justamente isso, é a gente expressar a nossa arte enquanto contribui de alguma forma para uma pessoa que pode estar precisando. E está sendo muito gratificante participar desse momento", revela.

image
As voluntárias Denise e Sâmia receberam mimos da assistente social da Oncomédica Lidiane Ribeiro.

Ela também destacou o ambiente da clínica. "Aqui é lindo. Eu achei muito confortável, nem parece uma sala de hospital, todo mundo tranquilo, tudo decorado", frisou.

Sâmia Medeiros, de 27 anos, estudante de violoncelo, também participou como voluntária. "Eu acho muito importante iniciativas assim porque a música traz essa sensação de paz, felicidade e eu achei aqui muito agradável e pretendo voltar outras vezes", disse.

image
Sala de quimioterapia foi decorada para a Páscoa.

Para a paciente Zilma, o serviço prestado pela Oncomédica vai além do profissional. "Não é só o serviço que elas prestam, a obrigatoriedade do serviço em si que a Oncomédica oferece, mas é o carinho, o respeito, a solidariedade e, principalmente, o amor que emana aqui dentro", conclui.

O Pausa&Arte trabalha em parceria com os artistas e apaixonados pela música. Quem estiver interessado em participar cantando ou tocando um instrumento, pode ligar para o (86) 3216-1122.

Catarina Santiago 

Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
"Quem disse ‘Não interessa ganhar ou perder' provavelmente perdeu"
- Martina Navratilova
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122