Projeto Toucar melhora autoestima e contribui para recuperação de pacientes

Iniciativa é um diferencia durante o tratamento com a quimioterapia.

Publicado em: 02/08/2019

Doações de cabelo para o projeto Toucar são diárias.

O Projeto Toucar vem contribuindo decisivamente para a recuperação da autoestima das pacientes da Oncomédica durante o tratamento com a quimioterapia. O trabalho de confecção e doação de toucas, lenços e perucas envolve e toca o coração de colaboradores, pacientes e voluntários.

“Esse cuidado com a beleza, é um cuidado que vai além da preocupação estética. Ele vem trazendo mais autoconfiança para as nossas pacientes e isso repercute no tratamento em si. Se você tem uma paciente feliz com a sua aparência, ela pode ter também uma resposta mais positiva em relação ao restante do processo”, afirmou a assistente social da Oncomédica, Lidiane Ribeiro.

image
O projeto inclui a doação de lenços, novelos de crochê, além de mechas de cabelos.

Ela revelou ainda que o projeto começou a partir da criatividade de uma das pacientes. “A ideia veio da dona Lilian Probo que começou a fazer espontaneamente toucas de crochê para ela mesma e para as outras pacientes. As psicólogas da Oncomédica acharam a proposta interessante e pensaram em montar um banco de toucas aqui na clínica, mas que incluísse também lenços e perucas feitas de cabelo natural. A partir disso nasceu o Toucar e o projeto vem se ampliando a cada dia”, afirma.

A própria Lilian falou sobre o porquê de ter escolhido o crochê.  “A touca de crochê é um pouco mais aberta e é feita de linha. Ela é mais adequada para o nosso clima e fica tão bonitinha porque ela dá uma volta, fica parecendo um turbante. Na época que iniciei o tratamento era superdifícil encontrar toucas e mesmo lenços, hoje não é mais assim”.

image
Os turbantes também fazem a cabeça das pacientes da clínica.

E acrescentou. “Eu sempre tive vontade de adquirir o modelo dessa touca que eu faço. Quando eu consegui, falei com as psicólogas da Oncomédica que eu queria fazer touca de crochê para doar, elas gostaram da iniciativa e fizeram o projeto”.

O Toucar deu certo de tal maneira que além das toucas de crochê, ele se tornou um banco de lenços e turbantes de tecido e também de perucas com cabelo natural.

As pacientes da Oncomédica que solicitam a peruca, a recebem gratuitamente uma enquanto dura o tratamento. Também é importante frisar que o projeto funciona em regime de doação. Nós recebemos doações de lenços, de novelos de crochê e de cabelos. A confecção das peças é de responsabilidade da clínica, mas muitas pacientes também participam da feitura de algumas. No caso das perucas, nós temos um anjo parceiro que faz as peças”, esclarece Lidiane Ribeiro.

Perucas feitas com carinho

image
Oncomédica fornece perucas para pacientes durante todo o tratamento.

 

Esse anjo é o hair stylist Raimundo Cardoso. Ele conta que o trabalho de confecção dessas perucas para as pacientes da Oncomédica é todo especial. “Eu tenho aquele maior carinho de fazer as perucas para elas. Procuro fazer de modo que não dê para que se perceba que não é o cabelo mesmo. Tenho um cuidado dobrado, faço uma peruca mais delicada, sem muito volume e que não deixe ver a pele”, explica.  

Ele também revela que o maior trabalho não é montar a peruca, mas sim, selecionar o cabelo a ser usado. “O que dá mais trabalho é selecionar as melhores mechas dos cabelos que são doados, mas gosto muito do que faço e procuro fazer da melhor forma”, diz.

Quem quiser contribuir com doações para o Toucar, é só entrar em contato com a clínica pelo (86) 3216-1122. O projeto funciona no 2º andar da Oncomédica.

Catarina Santiago

Álbuns

Instagram