Como lidar com alguns efeitos colaterais do tratamento quimioterápico

As náuseas e vômitos estão entre os efeitos colaterais da quimioterapia que hoje podem ser prevenidos ou controlados, visto que, atualmente, conhecemos muito mais sobre os mecanismos que desencadeiam esses efeitos colaterais.

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 09/09/2008

O paciente com câncer freqüentemente apresenta náuseas e vômitos. Isto pode ser resultado direto da doença, como também uma reação prevista do tratamento.

As náuseas e vômitos estão entre os efeitos colaterais da quimioterapia que hoje podem ser prevenidos ou controlados, visto que, atualmente, conhecemos muito mais sobre os mecanismos que desencadeiam esses efeitos colaterais, o que possibilita mais opções de tratamento para seu controle.

A sensibilidade individual aos quimioterápicos apresenta grande variação. Durante a aplicação de um mesmo protocolo, algumas pessoas nunca sentem náusea, enquanto outras se mostram freqüentemente nauseadas.

O controle da náusea é obtido pelo uso de medicamentos específicos, os antieméticos, aplicados antes da quimioterapia e nos dias que se seguem ao tratamento.

Na oncomédica, visando minimizar os efeitos colaterais, entre eles as náuseas e vômitos, fazemos o acompanhamento dos pacientes em quimioterapia sempre que eles visitam a clínica e  principalmente por meio de contato telefônico entre as consultas, estimulando que as náuseas e vômitos sejam sempre relatadas para que seja possível determinar o ajuste das medicações às necessidades de cada paciente.

Algumas dicas úteis sobre alimentação para pacientes em quimioterapia:

Faça pequenas refeições ao longo do dia e evite beber líquido próximo às refeições, de forma a não distender o estômago;
Evite comidas gordurosas ou frituras;
Mastigue lentamente os alimentos e evite deitar após as refeições;
Evite bebidas gasosas;
Evite ficar exposto(a) a cheiros fortes (fumaça, perfumes, frituras, etc.)
Vista roupas folgadas, evitando comprimir o abdome.
 
Seguindo essas orientações e mantendo contato com sua equipe de saúde, o seu tratamento será muito mais tranqüilo.


Rivaldo Lira Filho
Gerente de Enfermagem
ONCOMÉDICA
09.09.2008

Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
A verdade não se revela de forma absoluta em um ou outro texto, teórico, interpretativo da realidade objetiva. Cada interpretação contém uma faísca da verdade
- J. Habermas
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122