Suplementos nutricionais: uma pitada a mais na sua alimentação

Os suplemetos alimentares são produtos destinados a complementar a dieta normal tanto em calorias como em proteínas, carboidratos, minerais, fibras e vitaminas, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Publicado em: 05/09/2008

Falta de apetite, alteração no paladar, feridas e secura na boca são algumas das manifestações que podem ocorrer em pacientes oncológicos durante o tratamento, acarretando um declínio no estado nutricional desses pacientes.
 
Para combater essa ingestão deficiente de nutrientes, podemos fazer uso dos suplementos alimentares, também chamados de suplementos nutricionais, que são produtos destinados a complementar a dieta normal tanto em calorias como em proteínas, carboidratos, minerais, fibras e vitaminas, de acordo com a necessidade de cada pessoa.
 
Geralmente os suplementos alimentares são indicados nos seguintes casos terapêuticos:
- Pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) menor que 19 kg/m²;
- Pacientes que apresentam perda de peso superior a 5% nos últimos 6 meses;
- Pacientes que apresentam disfagia (dificuldade para engolir alimentos sólidos e pastosos);
- Pacientes com intolerância a sondas naso-enteral;
- Pacientes com anorexia;
- Pacientes com ingestão diária menor que ¾ dos nutrientes diários necessários.
 
Segundo a Dra Erlen Pimentel, nutricionista do Prontomed e da Oncomédica, o uso de suplementos traz boas respostas no tratamento e na qualidade de vida do paciente. "A anorexia, ou seja, a perda de apetite involuntária, é comum em muitos pacientes oncológicos, e pode levar, juntamente com outros fatores, a perda de peso, por isso a importância de complementar a alimentação para fortalecê-los para o tratamento.", ressalta.
 


A nutricionista afirma ainda que já existem no mercado suplementos específicos para pacientes oncológicos. " Eles possuem sabor específico e também menor volume com aporte calórico alto, ideais para pacientes oncológicos com deficiência nutricional".
 
"É importante lembrar que a suplementação é individual. O paciente deve procurar um nutricionista que vai avaliar suas necessidades e a composição do produto, para ver qual suplemento é adequado ao caso", finaliza Erlen.

Denise Moura
05.09.08

Álbuns

Instagram