O Galo e a Raposa

"Muitas vezes, quem quer enganar acaba sendo enganado"

Tamanho da letra:
A
A
  
  
Link permanente:
    
Publicado em: 02/07/2015

Empoleirado em um alto galho de árvore, o galo estava de sentinela, vigiando o campo para ver se não havia perigo para as galinhas e os pintinhos que ciscavam o solo à procura de minhocas. A raposa, que passava por ali, logo os viu e imaginou o maravilhoso almoço que teria se comesse um deles. 

Quando viu o galo de vigia, a raposa logo inventou uma historinha para enganá-lo.

 - Amigo galo, pode ficar sossegado. Não precisa cantar para avisar às galinhas e os pintinhos que estou chegando. Eu vim em paz. O galo, desconfiado, perguntou:

 - O que aconteceu? As raposas sempre foram nossas inimigas. Nossos amigos são os patos, os coelhos e os cachorros. Que é isso agora? 

Mas a espertalhona continuou:

 - Caro amigo, esse tempo já passou! Todos os bichos fizeram as pazes e estão convivendo em harmonia. Não somos mais inimigos. Para provar o que digo, desça daí para que eu possa lhe dar um grande abraço! 

O que a raposa queria, na verdade, era impedir que o galo voasse para longe. Se ele descesse até onde ela estava, seria fácil dar-lhe um bote. Mas o galo não era bobo. Desconfiado das intenções da raposa, ele lhe perguntou:

 - Você tem certeza de que os bichos são todos amigos agora? Isso quer dizer que você não tem mais medo dos cães de caça?

 - Claro que não! - confirmou a raposa. 

Então o galo disse:

 - Ainda bem! Porque, daqui de cima estou avistando um bando que vem correndo para cá. Mas, como você disse, não há perigo, não é mesmo?

 - O que?! - gritou a raposa, apavorada.

 - São os seus amigos! Não precisa fugir, cara raposa. Os cães estão vindo para lhe dar um grande abraço, como esse que você quer me dar. 

Mas a raposa, tremendo de medo, fugiu em disparada, antes que os cães chegassem.

Moral da história: Antes de tentar enganar ou iludir alguém para conquistar algo, saiba que isso pode se voltar contra você.

Comentários
Joao Viana Medeiros Filho
05 de Agosto de 2015
O mundo infelizmente está cheio de "segundas intenções" e infelizmente em nosso país ainda é pior, mas como dia minha avó: "Com quem o ferro fere com ele será ferido". Gostei da matéria.
As pessoas do bem tem que reagir enquanto somos maioria.
Joao Viana Medeiros Filho
05 de Agosto de 2015
Nós viemos ao mundo muito mais para servir do que ser servido. Se todos entenderem assim, com certeza também seremos servidos. Graças a Deus estamos vendo muitas propagandas enfocando a necessidade e a importância de estarmos juntos em Família. Um abraço.
Deixe seu comentário
Nome *
Email *
Seu comentário *
Saiba mais
Sacada legal
“O que não se espera acontece com mais frequência do que o que se espera”.
- Tito Plauto, pensador e teatrólogo romano, sec. III.
Onde estamos
Rua Paissandu, 1894 - Centro
CEP: 64001-120 / Teresina-PI
Segunda a Sexta de 7h as 19h
(86) 3216-1122